Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

O que fazer a menos de uma semana da Fuvest?

Dicas de Vestibular

21/11/2018 15h22

Fuvest-uma-semana

A seguir, 7 dicas para aproveitar bem esses dias que antecedem o principal vestibular de São Paulo:

  1. Manter sua rotina de estudos

Agora não é hora para tentar "inventar a roda". Se você está no colégio ou em algum curso pré-vestibular, continue indo às aulas normalmente e fazendo as tarefas propostas, dentro do seu horário habitual de estudos. É perigoso, justamente às vésperas da prova, atravessar noites estudando. Os malefícios do desgaste físico e mental que isso provocaria seriam maiores do que algum suposto ganho de conteúdo.

  1. Estudar um pouco de tudo, todo dia

Esqueça a ideia de estudar apenas as matérias em que você vai mal. Consolidar seus pontos fortes também tem seu valor. Dessa forma, estude diariamente exatas, humanas e biológicas. A cada 1h30 ou 2h, troque de matéria para não se cansar.

  1. Focar na resolução de questões

A poucos dias da prova, treinar com intensidade exercícios no estilo da Fuvest é uma boa tática. Nesse momento do ano, isso acaba sendo mais eficiente do que tentar absorver muita teoria. Ao resolver testes, você capta bem o "jeito" da prova, treina habilidades e identifica melhor suas fortalezas e fraquezas.

  1. Definir sua estratégia de prova

Provavelmente você já fez diversos simulados ao longo do ano e desenvolveu sua estratégia. E a melhor é aquela que leva você a acertar tudo o que você sabe. Agora é hora de relembrá-la e ter "na ponta da língua" a linha que você seguirá no momento do exame. Na hora da prova, não improvise, simplesmente execute o que treinou.

  1. Dormir e se alimentar adequadamente

É importante chegar ao dia do vestibular bem-disposto. Portanto, ter boas noites de sono é estratégico. Isso deixará você mais descansado, alerta e criativo. Alimentação saudável também ajuda: evitar comidas pesadas, alimentos incomuns e bebidas alcoólicas ajudará você a manter o pique.

  1. Conhecer o local de prova

Pesquise sobre o lugar em que você vai fazer o exame. Estude como chegar, seja usando ônibus, trem, metrô ou carro. Caso a localidade seja completamente desconhecida para você, vá até lá para conhecer o trajeto. No dia da prova, saia de casa com antecedência, visando estar no lugar às 12h. Lembre-se de que no domingo o trânsito estará pior do que o normal, devido à quantidade de pessoas se dirigindo para o mesmo destino.

  1. Relembrar seu esforço

Certamente você assistiu a muitas aulas, fez inúmeros exercícios, realizou diversos simulados. Todo esse esforço ampliou seu repertório e deve ser valorizado. Tenha consciência de que você está bem preparado e busque executar o que praticou o ano todo. Esse é o seu momento!

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular