Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Como interpretar tirinhas e charges no vestibular?

Dicas de Vestibular

21/05/2018 17h21

Tirinhas e charges são textos de natureza humorística que mobilizam elementos verbais e não-verbais para construir uma crítica sobre determinado tema. Na charge, é comum que esse tema seja mais contemporâneo e atual – relacionado a algum evento social ou político pontual -, enquanto, na tirinha, costuma-se tratar de assuntos existenciais mais amplos.

No universo dos vestibulares, as bancas normalmente questionam o que desencadeia o efeito de humor (ou "a graça") do texto. Para tornar essa tarefa mais fácil, aí vão algumas dicas:

     

   Não tente "achar a graça"

            Considerar um texto "engraçado" está muito atrelado à subjetividade, já que tal ação depende, muitas vezes, da visão de mundo, da situação de comunicação e das referências culturais e afetivas do leitor. As diferenças de senso de humor de cada um são a maior prova disso. Portanto, não é possível depender de algo tão subjetivo para acertar uma questão de prova. Deve-se buscar no humor elementos linguísticos mais concretos.

 

Em vez de procurar a "graça" do texto, procure a quebra de expectativa

            Em tirinhas e charges, é comum que a "graça" (ou o "efeito de humor") resulte de uma quebra de expectativa. O humor surge do inusitado. Textos como esses criam certa expectativa no leitor para, ao final, quebrá-la, gerando efeito cômico. Muita atenção quando algo que você não estava esperando acontece, pois provavelmente a banca direcionará a questão para essa quebra de expectativa.

 

  Atenção aos mecanismos desencadeadores da quebra de expectativa

  Os mecanismos linguísticos que mais comumente produzem quebras de expectativa em tirinhas e charges são:

  1. a) Ambiguidade – Trata-se de uma frase ou expressão com dupla possibilidade de leitura. É comum, nas tirinhas e charges, sermos levados a acreditar que o sentido de determinada palavra, expressão ou frase era um, quando, no final da leitura, acabamos por perceber que era outro. Na maioria dos casos, essa ambiguidade decorre de uma polissemia (capacidade natural de uma palavra de assumir muitos sentidos diferentes). Em casos como esse, a ambiguidade é explorada para produzir a quebra de expectativa.
  1. b) Ironia – Em sentido estrito, ironia é a afirmação que pretende ser entendida pelo seu contrário. Quando produzimos um enunciado irônico, esperamos que ele seja entendido pelo oposto do que afirmamos. Isso, por si só, já é uma quebra de expectativa. Afinal, o que se espera habitualmente é que os enunciados sejam interpretados literalmente.

 

Questione a tirinha/charge

Qual é o tema da charge? A quais questões políticas, sociais ou culturais ela se refere? Quais discursos ou comportamentos típicos da sociedade estão sendo criticados? Quais elementos concretos (cenário, pessoas, gestos, ações) estão retratados? Detalhes do contexto, como a fonte, o local e a data da publicação, também podem ajudar.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular