Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Estudantes de Exatas: estudem Humanas!

Dicas de Vestibular

05/03/2018 14h15

O tempo de quem estuda para conquistar uma vaga concorrida é sempre curto, certo? Certo! Por isso, é preciso aproveitá-lo ao máximo, correto? Sim! Um aluno que pretende seguir uma profissão da área de Exatas não deve perder tempo com disciplinas de Humanas, por exemplo, confere? Não, não confere.

Se você é desses estudantes que imaginam que o mais importante de tudo é o seu universo particular de interesses, prepare-se para uma notícia chocante: as melhores universidades do país não estão interessadas em você. Em primeiro lugar, porque exercer uma profissão, em qualquer área de conhecimento, significa, sempre, dialogar com o próprio tempo, isto é, saber o que se passa à sua volta. E isso quer dizer, acima de tudo, um interesse multifacetado.

Mesmo se a sua preocupação imediata forem os exames vestibulares, o raciocínio permanece. Isso porque parte das provas é comum a todos. Portanto, deixar de lado matérias de Humanas é uma péssima estratégia para quem quer, de fato, entrar em uma universidade de excelência.

Dito isso, uma pergunta se impõe: como equacionar o tempo? Como lidar com as matérias de Humanas, que exigem tanta leitura? Vamos a algumas sugestões:

1ª) Enfrentar vestibulares significa superar os próprios limites. Se você tem alguma resistência à leitura, é bom vencê-la, se quiser seguir em frente. O primeiro passo para entender um texto é querer entendê-lo.

2ª) Quanto maior o foco na leitura, mais rapidamente o texto é compreendido. É impossível compreender um texto com a cabeça em outra coisa. Ao ler, entregue-se ao texto, de corpo (atenção) e alma (abertura para o novo, para o diferente).

3º) A leitura deve fazer parte de suas tarefas diárias, de maneira natural. Afinal, estudar significa apreender a teoria e praticar com exercícios. Dedicar-se excessivamente a apenas um desses aspectos não é o ideal.

4º) A compreensão de um texto começa na sala de aula. Quanto maior for sua atenção às explicações do professor, mais fácil será a assimilação posterior da teoria da aula.

5º) Matérias de Humanas costumam exigir também muitos exercícios de escrita. Cada resposta dissertativa é uma pequena redação, exigindo coesão, coerência, capacidade de organização e exposição de ideias. Isso é ótimo, pois auxilia na fixação da matéria e ainda refina sua escrita.

6º) Por fim, persistência, muita persistência. De uma forma geral, alunos de Exatas entendem perfeitamente que a habilidade de resolução de exercícios de Matemática ou de Física depende (também) da prática. Ora, a leitura (de poema, de romance, de conto, de teoria) segue o mesmo princípio: quanto mais se dedicar a ela, mais facilmente ela fluirá.

Todas essas sugestões valem para quem é de Exatas, Biomédicas ou Humanas. Valem para o seu vestibular, para a sua profissão. E, acima de tudo, para a sua vida.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular