Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Como se preparar para a prova da segunda fase da Unesp

Dicas de Vestibular

11/12/2017 16h28

Em breve a Unesp vai realizar a 2ª fase do seu vestibular. Só para lembrar, ela é assim dividida:

1º dia: 24 questões, sendo 12 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática).

2º dia: 12 questões de Linguagens (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e uma redação.

Fica evidente, assim, que seu vestibular dá muita ênfase para a área de humanas. Além disso, a prova inclui na programação Filosofia e Sociologia, o que não acontece no vestibular da Fuvest, por exemplo.

O candidato não pode esquecer que a redação é fundamental, por representar uma parte significativa da média final –  do total de 100 pontos, ela vale 28.

A redação no vestibular da Unesp exige um texto dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve desenvolver uma análise de acordo com o tema e o recorte proposto nos textos auxiliares.

Também é sempre bom lembrar que, na Unesp, a redação é anulada se o texto fugir ao tema e/ou ao gênero solicitado, se apresentar menos de sete linhas ou ainda se a letra estiver ilegível, entre outros casos. Vale ler com atenção o manual do candidato.

Portanto, o melhor jeito de se sair bem é continuar treinando, de preferência fazendo uns dois textos por semana até o dia da prova para não perder o ritmo.

Na área de exatas, é muito importante elaborar uma resolução clara, bem organizada e demonstrar bem os cálculos e as aplicações.

O tempo médio para resolver cada questão é bem razoável: uns 11 minutos no primeiro dia, e cerca de 12 minutos, no segundo, mais a redação.

Uma outra sugestão é resolver provas de anos anteriores, pois assim o candidato pode revisar a matéria e treinar para fazer tudo no tempo estipulado.

Resumindo, podemos dizer que o vestibular da Unesp é consistente, bem elaborado e que prestigia, de forma justa, o candidato que estudou.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular