Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

FUVEST 2018: Conheça os detalhes da prova que ocorre no próximo domingo

Dicas de Vestibular

20/11/2017 13h11

No próximo domingo (26/10), ocorrerá a primeira fase da Fuvest 2018.  Para grande parte dos vestibulandos, é um dos dias mais esperados do ano, dado que a Fuvest é a porta de entrada para a USP, uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina. No meio acadêmico, acredita-se que uma das engrenagens de sua excelência, de sua produção intelectual e a qualidade dos corpos docente e discente é fruto desse rigoroso processo de seleção.

Historicamente, o vestibular da Fuvest se mostra extremamente conteudista em todas as áreas do conhecimento. Porém, nos últimos anos, ele vem se alinhando às diretrizes educacionais mais recentes que, entre outras características, envolve a interdisciplinaridade e a contextualização.

Dessa maneira, preparar-se para um vestibular como a Fuvest é desenvolver fortes raízes conceituais em todas as matérias e, concomitantemente, ter a competência de identificar a relevância desse conhecimento em situações cotidianas.

Um caminho seria investir o tempo que sobra em assuntos cada vez mais específicos, já sabendo o nível de profundidade que a banca exige nos diversos temas. Vale lembrar que a percepção de complexidade de assuntos pode variar de estudante para estudante, mas a verificação de provas anteriores e a programação do Edital presente do Manual do estudante (disponível aqui) podem ser consideradas ótimas balizas.

Um ponto importante a ser destacado é que a Fuvest é um concurso público, portanto, a nota individual do candidato não tem significado se não for comparada às demais. Por esse motivo, na primeira fase, um ponto a mais em qualquer matéria pode fazer você atingir ou superar a nota de corte do ano anterior. Sendo assim, a estratégia de resolução da prova é um grande diferencial.

Não isole as questões de uma matéria inteira (como, por exemplo, uma prova de Física) para chutar ao final. Com certeza, nesse conjunto de questões, existem algumas fáceis que podem ser resolvidas e a sua não-resolução pode comprometer a sua nota ou, pior ainda, camuflar as suas fortalezas.

Nesse tipo de prova, o tempo estimado por questão é de 3 minutos. Esse tempo deve ser replicado e simulado diversas vezes até que, sem o auxílio de relógio, você consiga intuir esse tempo médio por questão.

Todos sabemos que uma preparação para provas desse porte é um trabalho árduo, que exige extrema dedicação, muitas vezes abdicação de lazer e muita determinação. Mas afinal, estar entre os 8.402 aprovados em uma instituição como a USP é, de fato, uma conquista para poucos.

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular