Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Veja como estudar de maneira leve e descontraída entre as provas do ENEM

Dicas de Vestibular

23/10/2017 16h49

A melhor coisa que alguém pode fazer para descansar é fazer o que quiser. Muitos estudantes ficam tão fissurados com o Enem, que não conseguem fazer nada além de mergulhar a cabeça em livros e apostilas. Bem, se é isso o que descansa você, mergulhe fundo!

Por outro lado, há sempre os que preferem manter distância dos estudos e dar um alívio para a mente. Fazer isso está longe de significar fugir da batalha; ao contrário, é bom para se colocar em condições de encarar os desafios pesados que vêm pela frente. Se você é parte dessa turma, seguem algumas dicas para aquela semana entre as duas provas do Enem. Ou para qualquer semana da sua vida.

Se gosta de um livro, encontrará ótimas sugestões nas listas de leitura obrigatória; mas, tudo bem, a proposta é fugir também dos vestibulares… Então, vamos lá.

* Antologia comentada da poesia brasileira do século 21 (Publifolha) – essa é para quem gosta de poesia. Organizada por Manuel da Costa Pinto, a antologia traz exemplos de poetas jovens que já impressionam e de velhos que continuam impressionantes

* Lima Barreto, triste visionário (Companhia das Letras), de Lilian Schwarcz – biografia tão extensa quanto envolvente, de um escritor tão talentoso quanto marginalizado e sua luta contra os preconceitos de que era vítima.

* Amora (Não Editora), de Natalia Borgesa Polesso – em tempos deconservadorismo furioso, é bom recorrer a esse veneno antimonotonia. As narrativas têm a homoafetividade como eixo, mas tratam, acima de tudo, da quebra de barreiras morais e sociais, tema com o qual todo jovem precisa estar antenado.

* Macunaíma (várias edições), de Mário de Andrade – um clássico que ensina a ler o Brasil, o que é sempre um bom caminho para aprender a se ler melhor.

* Para quem quer fugir de autores brasileiros ou portugueses (que marcam presença nas listas de leitura obrigatória), a sugestão é ir até uma livraria e escolher qualquer coisa escrita pelo turco Orhan Pamuk – vai ser difícil se decepcionar.

Se o que distrai você é mesmo um par de horas diante da tela grande, duas sugestões:

* A guerra dos sexos (direção de Jonathan Dayton e Valerie Faris) – história (verdadeira) da partida de tênis disputada entre Bobby Riggs (vivido por Steve Carell) e por Billie Jean King (Emma Stone), uma das maiores jogadoras de todos os tempos. Dá para se divertir e, ainda por cima, pensar um pouco na vida.

* Roda gigante (direção de Woody Allen) – é novo. E é Woody Allen. E ele sempre vale a pipoca.

No mais, é bater papo com os amigos, jogar conversa fora e curtir um pouco, porque a vida não se resume a vestibular.

 

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular