Interdisciplinaridades: treinar resoluções de exames antigos pode ajudar
*Por Renan Garcia
Interdisciplinaridade é um caminho para derrubar fronteiras que separam o ensino tradicional das disciplinas. É nesse sentido que alguns vestibulares buscam criar abordagens que avaliem a capacidade do candidato em integrar conceitos de diferentes disciplinas. Ultrapassar a segmentação do conhecimento e formular itens interdisciplinares é tarefa árdua para aqueles que elaboram os exames de ingresso nas universidades. Por vezes, os examinadores derrapam na construção das abordagens.
Um caso clássico: o enunciado apresenta um tema geral e perguntas dividida em itens "a" e "b". O item "a" é, por exemplo, uma pergunta específica sobre Física e o item "b" um questionamento sobre Química. Neste caso, a questão foi justaposta, isto é, não foi necessário fazer uma relação entre os conhecimentos das disciplinas para redigir a resposta.
No entanto, quando as questões são de fato interdisciplinares, o candidato precisa ter ferramentas que ultrapassam o conhecimento específico das disciplinas e estar pronto a mobilizar saberes acumulados ao longo da trajetória escolar. Para um número significativo de estudantes, os itens que exigem uma relação entre conteúdos apreendidos em diferentes áreas do conhecimento e, por vezes, em diferentes anos, são os mais difíceis. Uma questão que, por exemplo, relacione o nacionalismo no século XIX, tema discutido nas aulas de História, com a escola literária romântica, conhecimento adquirido nas aulas de Literatura, exige do candidato a capacidade de relacionar conteúdos sobre a realidade do século XIX.
Na preparação para esse tipo de abordagem é fundamental treinar a partir da resolução de questões que já apareceram em anos anteriores. Procure reconhecer quais os conteúdos envolvidos na resolução do problema proposto. Neste modelo de abordagem é importante ter uma boa síntese das disciplinas e não apenas o conhecimento de aspectos mais específicos, como a memorização de fórmulas e conceitos. Acostume-se em realizar este procedimento para executá-lo com naturalidade durante a realização das provas.
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