Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

5 filmes que vão ajudar você a aprender mais sobre Matemática

Dicas de Vestibular

20/09/2016 09h37

*Por Thiago Dutra de Araújo

Se você é daqueles que acha que Matemática não serve para nada, ou não vê nenhum sentido em estudar a equação da circunferência, logaritmos ou números complexos, por exemplo, esse post é para você!

Separamos aqui alguns filmes que mostram uma parte da verdadeira natureza da Matemática – a linguagem universal que permite descrever as situações do nosso cotidiano, para entendermos o passado e realizarmos previsões corretas para o nosso futuro.

Assista-os sem o compromisso de se conhecer profundamente os tópicos matemáticos por trás de cada um deles. No entanto, caso você queira saber mais sobre a teoria matemática desenvolvida no contexto de cada filme, veja a seguir os aspectos abordados:

1 – A Grande Aposta

A Grande Aposta (The Big Short, 2014)

O filme mostra os antecedentes e as consequências do colapso econômico mundial de 2008. No filme, quatro analistas, baseados em estatísticas e usando modelos de previsões, conseguem antever um colapso bancário e percebem a fragilidade do modelo usado pelas agências de risco até então. Baseado na história real do analista Michael Lewis.

A teoria das probabilidades, juntamente com as funções que distribuem essas probabilidades, são as partes fundamentais da Matemática retratadas no filme e são amplamente estudadas em cursos de Economia e Ciências Atuariais, permitindo fazer, de forma adequada, análise e precificação de riscos em operações financeiras.

2 – O Homem que Mudou o Jogo

O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball, 2011)

Também baseado numa história real, o técnico de baseball do time Oakland A's contrata o estatístico Peter Brand para usar modelos matemáticos que permitem identificar jogadores que, isoladamente em seus times, não tinham um bom desempenho – e, por isso, seu 'passe' não era um valor alto – mas que, quando combinados todos num mesmo time, produziriam um resultado significativamente melhor.

É mais um filme que mostra a importância da modelagem algébrica de problemas, utilizando a teoria das funções e conhecimentos de estatística. Nesse filme, vale o destaque para a discussão entre modelos intuitivos e modelos matemáticos, representados pela discussão entre como os 'olheiros' recrutavam jogadores e os modelos probabilísticos de recrutamento.

3 – Quebrando a Banca

quebrando a banca

Quebrando a Banca (21, 2008)

A fascinante Teoria dos Jogos pode ser exemplificada através desse filme. Baseado na história real de um grupo de alunos do MIT que se tornam excelentes contadores de cartas em jogos de blackjack, o filme mostra como o conceito de probabilidade condicional pode ser entendido através de estratégias que permitem obter um maior número de vitórias em jogos e, consequentemente, 'quebrar a banca'.

Um destaque particular fica para um dos extras do filme, que aparece no DVD: nesse extra, os próprios atores explicam a origem da contagem de cartas e os métodos matemáticos envolvidos; no entanto, eles próprios avisam que, embora não seja ilegal contar cartas, muitos cassinos não lidam muito bem com essa situação.

4 – Cruzada

Cruzada (Kingdom of Heaven, 2005)

Além de abordar uma característica muito importante do período medieval – o surgimento de cruzadas religiosas –, o filme mostra os rudimentos de um sistema de coordenadas perpendiculares e suas vantagens. No filme, é retratada a retomada de Jerusalém pelos muçulmanos, em 1187; mesmo em menor número, o jovem francês Balian cria um sistema de coordenadas para defender Jerusalém, o que lhe permite obter maior precisão e otimização de seus recursos bélicos.

Criar um sistema de coordenadas – como é o caso da geometria analítica – traz, entre outras vantagens, uma melhor localização do inimigo e, consequentemente, uma logística mais aprimorada para o uso de recursos na guerra.

5 – A Corrente do Bem

A Corrente do Bem (Pay It Forward, 2000)

Nesse filme, é possível exemplificar o modelo matemático de uma corrente: realizando um trabalho escolar, um menino possui a ideia de ajudar três pessoas, sendo que cada uma delas teria por obrigação, ajudar outras três, e assim sucessivamente; o que ele não esperava era a proporção que isso tomaria.

É um filme interessante para se entender progressões geométricas e suas características, além de crescimentos exponenciais, assunto muito explorado por diversos vestibulares (inclusive o ENEM).

 

thiago_dutra

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular