Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Como a biotecnologia pode cair nos vestibulares?

Dicas de Vestibular

08/08/2016 16h42

*Por Marcelo Perrenoud

dna-163466_960_720

Todos os anos, alguns temas específicos merecem destaque nas aulas e nos momentos que antecedem os vestibulares. Em 2016, um dos assuntos que estão em evidência é a Biotecnologia. Mas, o que exatamente estuda este ramo da ciência? A Biotecnologia faz uso de processos biológicos para a solução de problemas relacionados à saúde, agricultura, produção de alimentos, de bebidas, etc. É uma área multidisciplinar que além da biologia exige conhecimentos em química, física, informática e estatística.

Quais os principais temas dentro da Biotecnologia que podem cair nos vestibulares? A seguir veja alguns:

CLONAGEM

Muitas questões de vestibulares abordam o processo que visa criar organismos idênticos geneticamente. Na natureza muitos seres como bactérias e plantas produzem clones durante o seus processos de reprodução. Em seres humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos (univitelinos) que se originam a partir de um único ovócito fertilizado.

20 anos do nascimento da ovelha Dolly

Ovelha Dolly

Dr. Ian Wilmut e sua criação: a ovelha Dolly

Há 20 anos, o mundo assistiu a um evento nunca antes visto, o nascimento do primeiro clone de mamífero, a ovelha Dolly. Ela foi produzida a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária da ovelha que originou a Dolly para um óvulo enucleado. Surpreendentemente, este começou a comportar-se como um óvulo recém-fecundado por um espermatozoide e formou assim o primeiro clone de um mamífero.

Deste modo, a clonagem é um assunto muito comum nos vestibulares, e a chance deste tema cair este ano é ainda maior. Fazer uma revisão sobre este assunto será uma ótima forma de acertar diversas questões.

TRANSGÊNICOS

Outro assunto muito abordado nos vestibulares são os Organismos Geneticamente Modificados (OGM).  Um organismo transgênico é formado pela união de dois pedaços de DNA vindos de organismos diferentes. O organismo que recebeu e incorporou o DNA "estranho" é o geneticamente modificado. Tudo começou no início da década de 1970, quando pesquisadores inseriram o gene humano responsável pela produção de insulina no DNA bacteriano. Com isso, bactérias transgênicas iniciaram a produção de insulina humana. Este é apenas um exemplo das diversas aplicações dos organismos transgênicos existentes. Fique atento e faça uma boa revisão sobre este tema!

CÉLULAS TRONCO

Questões sobre este tema são muito cobradas, pois células-tronco são a grande esperança da medicina regenerativa para o tratamento de lesões e doenças degenerativas do sistema nervoso. A Terapia Celular busca tratar essas doenças a partir de células-tronco manipuladas em laboratório.

Diversos são os assuntos estudados na Biotecnologia, os listados acima são os mais recorrentes. Portanto, bons estudos!

marcelo_perrenoud

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular