Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Estudar nas férias: “sim” ou “não”?

Dicas de Vestibular

06/07/2016 12h40

*Por Márcio Castelan

ferias - blog 2

Naturalmente que os vestibulandos mais gostariam de ouvir  um NÃO em letras garrafais, para a pergunta acima. Mas terei que desapontá-los!

SIM, é fundamental estudar nas férias. Agora, antes de ficarem desanimados, é importante ressaltar que é possível fazer as duas coisas: descansar e estudar. Para que as duas atividades sejam realizadas com êxito, temos de ter um bom planejamento, muita organização e disciplina. Quando se combina esses três elementos, você descansa com a consciência tranquila, já que reservou um período para o estudo e depois estuda com eficácia porque estava descansado para isso.

O ideal é dividir o período de férias, que em geral é de três semanas, em dois grandes blocos: descanso e estudo. Na primeira parte, que pode durar de uma semana até dois terços das férias, deve-se buscar o desligamento máximo dos afazeres cotidianos para que se consiga recarregar as baterias de forma plena. Apesar de muitos pais, mães e até mesmo os próprios vestibulandos ficarem se cobrando por não estarem fazendo "nada", esse momento de ócio é vital para o bom desempenho no final do ano.

Carro sem combustível não anda, independente da vontade que se tem para chegar no destino, sendo necessário uma pausa para o abastecimento. A metáfora é válida para os estudantes, por mais que tenham vontade de estudar e correr atrás do "prejuízo". Uma pausa é necessária para o abastecimento porque senão o combustível acaba na fase mais importante do ano, o período das provas.

Uma sugestão simples para que tudo fique claro é montar um calendário com as datas dos dois momentos, o descanso e o estudo. Na planilha do período de estudos coloque detalhadamente os horários do dia dedicados para a atividade. Esse detalhe é importante para que se retome as atividades de forma gradual, ou seja, comece estudando poucas horas e nos dias finais das férias o estudo deve estar em ritmo de aulas. Dessa forma, quando o estudante retorna para a rotina normal não sente um choque de realidade.

Outra questão frequente é: o que estudar nesse período? Sugiro que seja feita uma divisão em três fases: primeiro, colocar as tarefas atrasadas em ordem, depois, reforçar o estudo das matérias que se tem maior dificuldade e, por fim, fazer uma revisão geral de todos os conteúdos vistos ao longo do primeiro semestre.

Espero que suas férias sejam muito produtivas!

 

marcio_castelan_2

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular