Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Qual melhor forma de estudar uma língua estrangeira para os vestibulares?

Dicas de Vestibular

09/06/2016 13h53

*Por Sirlene Aarão

lingua estrangeira

Os vestibulares tradicionais costumam apresentar uma prova de língua estrangeira que, na maioria das vezes, é inglês. Porém, há algumas instituições que requisitam outros idiomas, como espanhol e francês, entre os mais comuns. Para se preparar, o primeiro passo a ser dado é saber quais exames você fará, conhecer as provas e suas características: há vários formatos, com questões objetivas, dissertativas, somatórias, entre alguns dos exemplos. Por isso, resolver exames anteriores é um bom exercício para a sua preparação.

Grande parte dos exames tem como foco a habilidade de leitura, ou seja, você deverá ser capaz de ler textos autênticos dos mais variados gêneros: texto científico, tirinha, texto informativo, campanha, cartuns, entre outros. Você deve ter repertório e estar atento ao que está acontecendo no mundo, porque isso facilitará o trabalho com o texto. A leitura é um diálogo: você interage com o texto porque já tem um conhecimento prévio sobre o assunto. Além disso, não deve se apegar a aquilo que não sabe, pense no que pode te ajudar: o contexto (o assunto sobre o qual se fala, o entorno das palavras) e também os cognatos (palavras parecidas com o português). E, é claro, não esqueça do conhecimento linguístico que já tem da língua inglesa (observe que a língua inglesa está presente em sua vida, cotidianamente).

A variedade de fontes disponíveis de informação é muito grande: sites de notícias dos mais variados lugares do mundo, blogs e redes sociais. É preciso ter foco e compromisso com tal atividade – procurar ler os textos com muita atenção. Muitos sites de notícias como, por exemplo, o da BBC News, já identificam quais os textos mais lidos e vídeos mais assistidos diariamente.

O uso de estratégias de leitura também o auxiliam para que tenha um bom desempenho. Lembre-se, o seu guia de leitura está dado nas questões da prova. A leitura atenta de enunciados e alternativas o leva à localização de tais informações no texto, facilitando a resolução da questão. Aliás, acostume-se a sempre localizar no texto qual é o argumento que dá suporte à resposta dada.

Em relação à gramática, podemos dizer que esse tipo de tópico é pouco recorrente hoje em dia. As questões voltadas para a estrutura da língua envolvem, majoritariamente, coesão e coerência – uso de recursos coesivos (pronomes pessoais, possessivos, reflexivos, relativos, demonstrativos, indefinidos e seus respectivos referentes) e os marcadores discursivos (conjunções, basicamente).

Em suma, para ter bom desempenho no vestibular de língua estrangeira, você precisa estar com os olhos e a mente aberta – leia o mundo que o cerca!  Só é possível tornar-se um bom leitor, lendo. Leia tudo: rótulo de produtos, letras de música, filmes, notícias em sites, resenha de livro, placas, avisos, blogs, carta do leitor, emails, propagandas, etc. Conheça as características da prova que fará e treine através de exames anteriores.

O estudo, o treino e o seu empenho o levarão à meta desejada.

sirlene_aarao

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular