Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Por que optar pela carreira de treineiro?

Dicas de Vestibular

04/05/2016 17h22

* Por Madson Molina

BLOG 1

O critério de seleção dos vestibulares está diretamente relacionado com o histórico formativo da educação básica dos candidatos. Além de um sólido acúmulo de habilidades, competências e conhecimentos gerais, desenvolver uma estratégia eficiente para a realização das provas pode ser um fator determinante para o sucesso. Por esse motivo, muitos vestibulares criaram como opção uma carreira conhecida como treineiro.

Nessa opção, um candidato que ainda não concluiu o Ensino Médio pode realizar o exame com o objetivo de familiarização, com vistas a identificar o que ainda precisa melhorar – tanto nos estudos quanto na postura diante de uma prova. Sendo assim, quando o vestibular for "para valer", o candidato pode estar mais preparado e desenvolver uma melhor performance.

Entre algumas variáveis que um estudante pode identificar como treineiro é a comparação do seu nível de preparação com a de outros candidatos. De fato, ser "o melhor aluno da escola" não significa, necessariamente, ser um candidato competitivo em um espaço amostral maior. Esse contato com uma dimensão extraescolar gera parâmetros de comparação com os concorrentes e, consequentemente, uma percepção mais precisa de sua realidade como vestibulando. Ainda que eventuais "choques de realidade" gerem descontentamento em alunos que esperavam estar mais aptos para a disputa, essa tomada de consciência permite mudar rumos e se sair melhor quando o exame for de fato significativo.

Outra possibilidade de amadurecimento ao futuro vestibulando é o primeiro contato com um concurso de ampla concorrência, o que implica analisar editais, programas e uma série de outras informações. Uma análise cuidadosa desses documentos permite ao estudante antecipar os assuntos apresentados durante o término da sua formação do Ensino Médio, podendo destinar mais esforços aos pontos mais frágeis da programação de modo a equalizar sua preparação. Isso é fundamental para que, como vestibulando, o estudante saiba direcionar seu tempo para os assuntos mais importantes – o que é fundamental se temos em conta que, para um candidato ao vestibular, o tempo é um recurso escasso e precioso.

À parte disso tudo, há outro ganho inestimável: a experiência da prova em si mesmo. Verificar o local da prova, separar o material, sair com antecedência no dia, sentir o "frio na barriga" ao receber o exame, controlar a ansiedade, gerenciar o tempo de resolução das questões, enfim, simular o ritual todo certamente ajuda o estudante a perceber que "existe vida depois da prova" – e que ela pode ser, obviamente, feliz.

Madson_Molina

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular