Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Veja 6 temas imprescindíveis em atualidades para se atentar no vestibular

Dicas de Vestibular

26/11/2015 18h28

*Por Hugo Anselmo

Charlie_Hebdo

Com a aproximação da FUVEST e outros grandes vestibulares já em andamento, é importante destacar temas de atualidades que podem ser abordados nas provas. Os assuntos que foram indicados para o Enem neste blog continuam em evidência, portanto vale a pena rever esses conteúdos.

1 – Terrorismo, Estado Islâmico e Boko Haram
O atentado ao jornal humorístico Charlie Hebdo, em janeiro de 2015, reacendeu o debate sobre  o terrorismo e a liberdade de expressão. O ataque ocorreu após a polêmica publicação de uma caricatura do profeta Maomé, considerada ofensiva por parte da comunidade islâmica.

Convém ressaltar que diversos países do mundo sofrem atualmente com ataques de grupos terroristas. O avanço do Estado Islâmico (EI) vem desestabilizando ainda mais o Oriente Médio, uma vez que o grupo promoveu atentados em países como Kuwait, Líbano, Turquia e, mais recentemente, na França. O EI atualmente se expande em direção ao norte da África, sendo a Líbia, fragilizada após a Primavera Árabe e a queda de Muammar Kadafi, o novo ponto de expansão do grupo. O Boko Haram, grupo terrorista atuante na porção nordeste da Nigéria, foi responsável pelo Massacre de Baga, com um saldo de aproximadamente 2000 mortos, e declarou, no primeiro semestre de 2015, lealdade ao Estado Islâmico. Essa aliança pode gerar consequências ainda não dimensionadas pela comunidade internacional.

2 – Reforma política no Brasil
Os debates sobre a reforma política no Brasil, com propostas sobre a reorganização do sistema de financiamento de campanhas e do processo eleitoral, podem servir como base para a elaboração de questões sobre o papel dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) na política nacional. Outro destaque recente é a fragilização das leis trabalhistas, com a aprovação na Câmara Federal da lei que amplia as terceirizações.

3 – Aumento da influência da China
A China tem feito diversos investimentos em infraestrutura na América Latina e na África, o que expande a sua influência na economia e política global. O projeto mais ousado é a construção do Canal da Nicarágua, que ligará os oceanos Pacífico e Atlântico. Com um custo estimado de 50 bilhões de dólares, o investimento está sendo realizado pela empresa chinesa HNKD (Hong Kong Nicaragua Canal Development). Entretanto a iniciativa enfrenta forte resistência de ambientalistas e de comunidades locais que serão afetadas pelas obras.

No Brasil, duas empresas chinesas integram o consórcio liderado pela Petrobrás para a extração de pré-sal. Em 2015 também foram anunciados planos para a construção da Ferrovia Bioceânica, que poderá conectar os litorais do Brasil e do Peru, em um novo projeto de integração dos oceanos Pacífico e Atlântico. Caso o projeto siga adiante, poderá ter participação de capital chinês.

A China também tem aumentado seus investimentos no continente africano, especialmente em infraestrutura para a extração de recursos naturais, como petróleo e minérios, e em construção de grandes obras, como ferrovias e portos. Isso despertou a atenção dos Estados Unidos, que entraram na disputa por investimentos e aumento da influência no continente africano.

4 – Problemas urbanos e a crise hídrica
Os problemas sociais e ambientais urbanos são abordados com frequência em vestibulares. Por  essa razão, temas como moradia, mobilidade urbana, enchentes, poluição atmosférica e de cursos fluviais e a crise hídrica, que prejudica o abastecimento de diversas cidades da Região Metropolitana de São Paulo, devem ser privilegiados.

5 – Investimentos em transporte
Em junho de 2015 foi anunciado o Plano de Investimentos em Logística, que prevê obras em portos, aeroportos, ferrovias e portos. Os leilões envolverão investimentos na ordem de 200 bilhões de reais, incluindo capital estatal e da iniciativa privada.

6 – O desastre de Mariana e a questão ambiental
O rompimento da barragem de rejeitos da Samarco (holding com participação da Vale e da anglo-australiana BHP Billiton) dificilmente será abordado em questões de vestibulares no final de 2015 e início de 2016, mas pode ser visto como um alerta sobre os diversos temas relacionados ao meio ambiente. Assuntos como as mudanças climáticas, a contaminação de lençóis freáticos e do Aquífero Guarani, devido à agropecuária, e o desmatamento dos biomas brasileiros também podem ser abordados.

hugo_anselmo

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular