Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

4 filmes contemporâneos imperdíveis para o vestibular

Dicas de Vestibular

06/11/2015 17h22

*Por Daniel Perry

filme_2Os vestibulares mais concorridos não cobram apenas conteúdo. Cobram capacidade analítica e poder de argumentação. Isto se consegue com muito estudo, mas também com repertório cultural abrangente. Nesse sentido, assistir a filmes de alto nível contribui bastante e pode render pontos preciosos na hora da prova.

Quando se analisa os exames dos últimos anos, percebe-se a alta incidência de questões abordando temas relacionados aos direitos humanos. E em diversas ocasiões o cinema tratou disso com brilhantismo.

Um exemplo é As Horas (Stephen Daldry, 2002). Marcadamente feminista, a história se passa em três lugares e épocas diferentes. Em Londres dos anos 20, Los Angeles da década de 50 e Nova York nos dias atuais, três mulheres enfrentam o conflito entre uma vida de aparências que a sociedade as obriga a ter e seus reais desejos e angústias. Com um final surpreendente, o filme mostra a importância das escolhas individuais como elemento decisivo para o empoderamento – ou não – de uma mulher.

A hora do show, de Spike Lee (Spike Lee, 2000) é mais um dos polêmicos filmes deste cineasta e ativista político afro-americano. Na obra, violentamente sarcástica, debate-se a permanência do racismo na sociedade dos EUA. O protagonista é um produtor de TV que emplaca um programa de sucesso. Mas o show é surpreendente: atores negros, pintados no estilo "black face", passam o tempo todo fazendo piadas racistas. A ideia é, através do exagero, da hipérbole, denunciar o racismo presente mesmo nos brancos que não se consideram racistas, mas riem das piadas que depreciam os negros. Não é um filme que oferece soluções fáceis e por isso mesmo estimula a reflexão radical.

Já em Milk – A voz da igualdade (Gus Van Sant, 2008) o tema é a luta pelos direitos dos homossexuais. Harvey Milk foi o primeiro político assumidamente gay a ser eleito para um cargo público nos EUA. O filme mostra o protagonista como um indivíduo que emerge das transformações comportamentais ocorridas nos anos de 1960 e que, ao longo década seguinte, batalha por dignidade para sua comunidade. Mesmo enfrentando preconceito e sabotagens de caráter homofóbico, Milk ascende a um importante cargo na cidade de San Francisco. O desfecho não chega a ser surpreendente, pois dialoga muito bem com a realidade da violência homofóbica presente na maior parte do mundo, inclusive do Brasil.

Saindo da esfera dos costumes e adentrando a seara econômica, O Corte (Costa Gravas, 2005) é um magnífico filme que aborda o drama do desemprego na vida de um indivíduo. Um bem sucedido executivo é demitido e vê a condição financeira de sua família ser fortemente rebaixada. Desesperado, o protagonista elabora um engenhoso e sanguinário plano para recuperar o status perdido: resolve matar todos os profissionais de sua área que possuem as mesmas qualificações que ele. Assim, quando surgir um emprego, ele será o único candidato. Um a um, ele elimina a concorrência. O polêmico cineasta greco-francês aborda, com sarcasmo, elementos da sociedade contemporânea numa violenta crítica ao neoliberalismo: o individualismo exacerbado, a competição selvagem, a afirmação social a partir do dinheiro, entre outros elementos.

Embora em muitos momentos delicados e até divertidos, todos esses filmes são densos. Não são exatamente entretenimento suave. Mas fazem refletir. E, sobretudo, fornecem substância para o vestibulando encarar com segurança as provas que terá a seguir.

daniel_perry

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular