Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Veja como se alimentar antes e durante a prova

Dicas de Vestibular

22/10/2015 18h23

cinco_erros_comuns_redacaoO trabalho dos neurônios é intenso durante a resolução de um exame vestibular. É um trabalho que requer muita energia. Mesmo nos minutos iniciais, em que você poderá sentir certo nervosismo, o qual deve ser atenuado com a utilização do método "pega varetas" (resolvendo primeiro as questões mais fáceis, para depois as mais difíceis), há gasto energético. O organismo deve ficar "antenado", atento às questões, sobretudo àquelas que exigem leitura e interpretação, cálculos extenuantes e traduções, se as questões forem de língua estrangeira.

Isso tudo consome energia. Energia de qualidade é fornecida aos neurônios por meio da glicose presente em alimentos. E, claro, isso nos remete à alimentação adequada, constituída de nutrientes de fácil digestão, que não excedam a capacidade digestiva dos órgãos do sistema digestório.

Antes da prova, a recomendação é não recorrer a alimentos "pesados", sobretudo os ricos em gordura. Ninguém deve se alimentar de uma feijoada ou uma lasanha, alimentos ricos em lipídeos. O trabalho digestivo fica intenso e, com esse tipo de alimento, gera a chamada "alcalose pós-prandial", que aumenta o sono em função de uma discreta redução na acidez do sangue.

Então, qual é o segredo de uma alimentação correta e balanceada que possa fornecer energia adequada aos neurônios e conforto durante a prova?

Alimentos leves. Se você gosta de se alimentar de carne, magra, não gordurosa, tudo bem, mas sem exagero. Arroz, de preferência integral, sem ser elaborado com muita gordura. Um pouco de feijão também é aceitável. Gema de ovo, cozida, ajuda bastante, por conter substâncias úteis ao desempenho dos neurônios. Doces, nem pensar. Excesso de sacarose, ou glicose, não é recomendável.

Sementes devem ser valorizadas. Nozes, avelãs, amêndoas, castanhas-do-pará, sem exagero. Considera-se que essas sementes contêm nutrientes que ajudam o trabalho neuronal. Uma boa salada, pouquíssimo temperada, com pouquíssimo sal, ajuda. Alface, rúcula, agrião, tomate (sem sementes) e até milho.

E, claro, frutas. Muitas frutas. Mas, cuidado, frutas pobres em gorduras, mas ricas em fibras, que favoreçam a liberação e absorção mais lenta de glicose do intestino para o sangue, sem elevar muito a glicemia. Que tal maçã, pera, morango orgânico? Abuse dessas frutas na hora da prova, ainda mais porque são ricas em água. E, claro, você precisa beber água, bastante água. O organismo precisa ser constantemente hidratado. Trabalho que consome energia requer água, além da glicose necessária aos neurônios.

Na hora da prova muita atenção e foco no que você está lendo, sem se perturbar com ruídos. Ligue-se nas questões. Tudo isso requer energia. E energia proveniente de alimentação saudável, proveniente da glicose, com o organismo bem hidratado. Os neurônios responderão com a execução de muito trabalho.

Boa prova!

armenio_uzunian

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular