Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Enem: Sabe quais assuntos de Atualidades podem cair? Veja algumas dicas

Dicas de Vestibular

01/10/2015 16h51

*Por Hugo Anselmo

atualidades_temas

Reaproximação entre Cuba e EUA é um dos diversos temas a serem observados

Ao se aproximarem os vestibulares, é comum que os candidatos se preocupem em saber quais temas relacionados a atualidades devem priorizar e a quais é necessário dedicar atenção especial. No entanto, antes de indicar alguns assuntos que merecem maior atenção em 2015, lembre-se de um detalhe importante: as questões que envolvem atualidades exigem que os candidatos estabeleçam relações com os conteúdos tradicionais do Ensino Médio, incluindo diversas questões interdisciplinares. É rara a ocorrência de questões isoladas e descontextualizadas sobre fatos atuais.

Neste post, vamos dar uma atenção especial ao ENEM, que está bastante próximo. Indicamos, inclusive, links de páginas onde você pode se informar mais sobre os temas.

Em Geografia Geral, a Guerra na Síria tem se destacado, especialmente pelos desdobramentos relacionados aos refugiados que tem buscado asilo em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Observe, em seus estudos, as origens do conflito, iniciado após a Primavera Árabe, em 2011, e a atuação do Estado Islâmico do Iraque e Levante no agravamento das relações geopolíticas locais e globais.

O ano de 2015 também foi marcado pela reaproximação diplomática entre EUA e Cuba, cujas relações estavam interrompidas desde 1961, fruto do embargo econômico imposto pelos norte-americanos. Após reuniões e pronunciamentos ao longo do primeiro semestre, finalmente, em julho de 2015, as embaixadas de Cuba em Washington e dos EUA em Havana foram reabertas, o que selou a reaproximação entre os países. Apesar de o embargo ainda estar vigente, há uma expectativa da comunidade internacional de que essa reaproximação seja uma primeira etapa para o seu fim.

A crise econômica na Grécia e seus desdobramentos para a União Europeia ainda se mantêm como um tema de destaque, especialmente após o governo grego não cumprir acordos firmados com o FMI em junho deste ano, o que intensificou os debates sobre o futuro do país e da própria União Europeia.

Em Geografia do Brasil, priorize as questões referentes aos problemas socioambientais urbanos, como moradia, saneamento básico, enchentes, deslizamentos de terra e violência urbana. Os debates sobre a mobilidade urbana e a busca pela diversificação dos modais de transporte no Brasil em grandes cidades, como as faixas de ônibus e as ciclofaixas em São Paulo, também podem ser explorados em questões.

Fique atento também a temas relacionados aos direitos humanos e questões sociais, como os recentes e frequentes casos de racismo noticiados, ocorridos inclusive em redes sociais. Questões envolvendo o trabalho no Brasil também podem surgir, especialmente sobre o trabalho análogo à escravidão, persistente em áreas rurais e urbanas do país.

Nessa reta final é importante compreender a origem e os desdobramentos dos temas destacados neste texto.

Bons estudos!

hugo_anselmo

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular