Topo

Histórico

Dicas de Vestibular

Inscrições: Chegou a hora de decidir

Dicas de Vestibular

04/09/2015 19h24

*Por Marcelo Perrenoud

16720732110_b0893824b0_h

Os vestibulares estão chegando e, com isso, algumas decisões importantes devem ser tomadas pelos estudantes.

É hora de definir em quais vestibulares participar, de ficar atento ao período das inscrições e dos pagamentos, além de observar as datas em que as provas acontecem, a fim de evitar a inscrição em dois vestibulares que ocorram no mesmo dia.

Tomados estes cuidados iniciais, o candidato deverá voltar a sua atenção aos detalhes referentes ao curso escolhido. Dentro de uma mesma carreira podem existir as opções de Bacharelado ou Licenciatura, curso diurno ou noturno, além das diversas opções de campi universitários. Essas escolhas podem ser decisivas para a conquista da aprovação.

Um bom exemplo é a nota de corte para medicina na USP: no campus Ribeirão Preto, o corte ficou dois pontos abaixo se comparado com o campus São Paulo, em 2015. Outro exemplo são os cursos que permeiam as áreas de biológicas e humanas, como o curso de psicologia, que em algumas universidades é classificado na área de biológicas e, em outras, na área de humanas. Essa diferença aparecerá nos tipos de questões que serão cobradas numa segunda fase dos vestibulares e também na grade curricular do curso, influenciando diretamente em sua formação profissional. Portanto, muita atenção!

A organização neste momento é fundamental! Ter em mãos os documentos pessoais como RG e CPF em bom estado e com foto atualizada são fundamentais para a inscrição e também para evitar problemas com os fiscais no momento da prova.

Depois de efetivada a inscrição, chegou a hora de efetuar o pagamento. O vestibulando deve sempre ficar atento à data de vencimento do boleto para não perder o prazo e com isso ficar fora do processo seletivo.

Os detalhes sempre determinam o sucesso de uma jornada!

marcelo_perrenoud

Sobre os Autores

O Dicas de Vestibular é produzido e atualizado pelos professores do Anglo Vestibulares e do Sistema Anglo de Ensino.

Sobre o Blog

Neste espaço, o estudante encontra temas da atualidade, conteúdos que mais caem nas provas e dicas para se sair bem nos processos seletivos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conteúdo também é útil aos interessados em provas de concursos.

Dicas de Vestibular